Publicado em 09/01/2023 07:27:44
Atualzado em 11/01/2023 14:29:25
O TCE – Tribunal de Contas do Estado divulgou esta semana que 17 municípios sendo eles: Alegre, Alfredo Chaves, Aracruz, Baixo Guandu, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guaçuí, Guarapari, Ibiraçu, Iconha, Itaguaçu, Jaguaré, João Neiva, Linhares, Serra e Vitória alcançaram o índice de atendimento ao saneamento básico no estado do Espírito Santo. Significa dizer que, nessas cidades o atendimento total da população de abastecimento de água e coleta de esgoto ficaram acima da média de 81,24% e 56,90% respectivamente.
Este resultado foi o procedimento concluído pelo TCE-ES que avaliou a evolução da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no Estado, tendo em vista a meta de universalização destes serviços públicos até dezembro de 2033, conforme exige o Marco do Saneamento Básico.
Os outros 61 municípios que compõe o estado terão que fazer a readequação pois ficaram a baixo da média estadual exigida pelo TCE-ES, cerca de 20 não atingiram nem a metade das metas estabelecidas para a universalização dos serviços de água e esgoto.
O cumprimento dessa determinação de readequação dos investimentos será verificado no acompanhamento previsto para 2024 pela Corte de Contas.
Thiago Peroni
Assessor de Comunicação