Prefeitura Municipal de Ibiraçu

TURISMO

Mosteiro Zen Budista

O Mosteiro Zen Morro da Vargem se estabeleceu seguindo a escola secular Soto Zen, introduzida no Japão no século XIII pelo Mestre Dogen Zenji (1200-1253), fundador do Mosteiro Eihei-ji, em 1244. Ao longo de sua vida, Mestre Dogen destacava a importância da simplicidade, disciplina e da prática do Zazen, a meditação sentada.

A vida no Mosteiro Zen é cercada por rigorosa disciplina, voltada para a leveza das posturas e a liberdade da mente, e não para a estagnação. Ainda assim, o bom humor é marca registrada no cotidiano dos monges. Brincadeiras, respostas inesperadas e vivacidade nos mínimos gestos são tradições no budismo. Longe de mitificar ou alimentar o temor a deuses poderosos e severos, o zen trata o Buda sem dogmatismos. Frequentemente, os ensinamentos são transmitidos com histórias engraçadas, à primeira vista sem sentido, mas sempre com um toque sutil.

"Simples, é só não pensar em macacos", disse certa vez um mestre a um monge que lhe pediu que ensinasse como limpar a mente. Dias depois, o monge voltou, confuso, implorando: "Mestre, não quero mais limpar a mente, mas, por favor, me ajude a me livrar dos macacos." Assim, com humor, disciplina e concentração, os praticantes caminham pela vida.

MAIS INFORMAÇÕES

Telefone: (27) 3257-3030

Site: www.mosteirozen.com.br

Prefeitura Municipal de Ibiraçu

ENDEREÇO

Av. Conde D'eu, nº 486 - Centro
Cep: 29670-000

INFORMAÇÕES

(27) 3257-0501

Funcionamento das 

07:00 às 11:00 e 12:00 às 16:00

© 2013 - Todos os direitos reservados.

Produzido pela ImpactaWeb