2ª Conferencia Nacional de Proteção e Defesa Civil está sendo representada por 38 delegados de 13 mu
Utilizamos cookies e outras tecnologias para aprimorar sua navegação e experiência em nosso site, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Ler Política de Privacidade.
Aceito
Acessibilidade
Ir para conteúdo
F1
Ir para o menu
F2
Ir para a busca
F4
Ir para o rodapé
F8
Tema Escuro
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte
Notícias
2ª Conferencia Nacional de Proteção e Defesa Civil está sendo representada por 38 delegados de 13 mu

Publicado em 18/11/2014 00:00:00

A 2ª Conferencia Nacional de Proteção e Defesa Civil que aconteceu em Brasília de 4 a 7 de novembro de 2014 e tendo como tema “Proteção e Defesa Civil: novos paradigmas para o Sistema Nacional”, sendo representada pelo Estado do Espírito Santo por 38 delegados de 13 municípios, além de representantes da Coordenaria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

Na sexta-feira (7), cerca de 1,5 mil pessoas estavam reunidas no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, com o objetivo comum de escolher as 40 propostas para aprimoramento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil.
 
Até a etapa nacional, mais de 30 mil pessoas estiveram envolvidas, direta ou indiretamente, de 460 conferências municipais/ intermunicipais, 25 estaduais, 18 livres e uma virtual.
 
Após a realização das etapas municipais e estadual, foram eleitos delegados agentes de defesa civil e representantes da sociedade civil, dos conselhos profissionais e de políticas públicas e da comunidade científica para esta etapa nacional. Também foram escolhidas propostas de princípios e diretrizes ambas divididas de acordo com os quatro temas centrais da 2ª CNPDC que são: Gestão integrada de riscos e resposta a desastres; Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.

Os trabalhos durante os quatro dias de evento foram sendo coordenados pela Comissão Organizadora Nacional da conferência (CON). A participação, conforme prevê o Regimento Interno Nacional, aconteceram a partir de três possibilidades: delegados (natos, eleitos e indicados), com direito a voz e voto; convidados, com direito a voz, mas sem direito a voto e; observadores sem direito à voz e voto.

Ao final dos debates, foram eleitas as prioritárias 10 (dez) princípios e 30 (trinta) diretrizes que contribuirão para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/12). As propostas também poderão subsidiar a criação de projetos de lei e políticas locais, influenciando diretamente nas decisões em proteção e defesa civil no Brasil.

Os 13 municípios participantes são Castelo, Muniz freire, Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul, Jerônimo Monteiro, Rio Novo do Sul, Vila Velha, vitória, santa Leopoldina, Ibiraçu, Viana, Venda Nova do Imigrante e João Neiva.